A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A sombra de Salomão - a revelação dos segredos perdidos dos francos-maçons
- Um livro de Laurence Gardner -

Laurence Gardner, renomado historiador e arqueólogo escocês, um homem eclético em vários ramos do conhecimento, é pouco conhecido no Brasil. Prior dos Cavaleiros Templários de Saint Anthony, o é um dos maiores pesquisadores sobre os segredos históricos europeus e cristãos, publicou diversos livros, consolidando uma carreira literária que inclui alguns best seller internacionais, como A linhagem do Santo Graal - a verdadeira história do casamento de Maria Madalena e Jesus Cristo.

Seu mais novo livro, A sombra de Salomão - a revelação dos segredos perdidos dos francos-maçons (The shadow of Solomon: the lost secrets of the Freemason revealed, 368 páginas, Madras Editora), obra a qual esmiúça as diversas dúvidas sobre a procedência da Maçonaria, organização que preserva seus ritos em sigilo, bem como suas práticas e símbolos. Gardner consegue expor um trabalho, que muitos já tentaram, porém a base documental não resistiu ao tempo - incêndios, perseguições e o sigilo que cerca e protege a maçonaria fizeram que grande parte dos arquivos desaparecesse.

Empreendendo uma busca detalhada sobre a origem da maçonaria, deste o lado histórico ao filosófico, findando na própria criação, o autor constrói um texto histórico, mostrando a história da Dinastia inglesa e escocesa indo até os povos antigos do oriente. Segredos e símbolos são descobertos e reinterpretados, assim como a ligação com a alquimia, as sete artes liberais e o templo de Salomão. Conexões históricas com grandes figuras como Newton e Shakespeare, relações com ordens e fraternidades secretas, a disposição e a construção de monumentos e templos pela Europa, são interligados com os franco-maçons.

Um livro denso, de pura investigação histórica, com fatos, datas, nomes e lugares, que inclui dezenas de fotografias que nos leva à intrigante história social e econômica da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para elaborar uma pesquisa que formou o livro, o autor teve colaboração de todo o planeta, museus, bibliotecas, universidades, arquivos das Casas Reais, e faz um trabalho construtivo deste gigantesco quebra-cabeça. Um intenso trabalho de investigação, que revela os segredos perdidos na base desta organização tão mística e merece uma averiguada.


A sombra de Salomão - a revelação dos segredos perdidos dos francos-maçons
Autor: Laurence Gardner
Madras Editora
368 páginas
2007

610 visitas desde 28/04/2017


Quer outra dica de livro?