A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O guia completo das cruzadas
- Um livro de Sérgio Pereira Couto -

Uma jornada no período que a cristandade européia entrou em choque com o Islã, da mesma forma que nos últimos anos, o os radicais do islamismo atacaram o Ocidente com bastante violência, como foram os ataques terroristas de 11 de setembro. Em batalhas que perfilaram duzentos anos na história do Oriente Médio, pela honra dos cristãos católicos e pelos lucros comerciais que a região sempre dispunha. Era uma época em que a civilização ocidental descobria as cores, o perfume, o poder de fogo, e até mesmo as latrinas públicas, pra dar alguns exemplos do que o Oriente abriu as portas aos "civilizados" ocidentais. Sem falar é claro dos clássicos greco-romanos redescobertos.

Esse é o ponto de entrada que o Guia Completo das Cruzadas (Madras, 328 páginas, R$ 44,90) traz em seu conteúdo, escrito pelo norte-americano Paul Williams, o livro mostra as etapas das expedições militares que ficaram conhecidas como Cruzadas, com o objetivo de resgatar a Terra Santa das mãos dos infiéis. Uma missão que para os cristãos representava a luta contra os inimigos de Deus e o Williams, repórter-historiador do National Reviews, consegue trilhar os caminhos das batalhas épicas ao modo de vida da época.

Com humor, o autor desfila, de forma bem popular, as várias etapas do processo histórico, que ficou conhecido como o período das Cruzadas. Embora algumas críticas golpeiam o trabalho de Williams, que usa o estilo comum, meio que sensacionalista para as oitos expedições, que segundo a tradição aconteceram, além da Cruzada popular de 1096, que antecedeu as oficiais. Não é tão profundo, como as obras de Christopher Tyerman, Jonathan Riley-Smith, Terry Jones ou Georges Tate, mas é uma boa análise da vida medieval e dos principais acontecimentos do período.

Em O Guia Completo das Cruzadas, apesar de alguns erros factuais - como é o caso da nacionalidade de Conrad de Monferrat que mo livro é colocado como um cavaleiro flamengo, sendo piemontês. Mas pode ser que Williams tenha sido inspirado ao nosense a la Mark Twain, para dar essa introdução ao leitor curioso. No livro, encontrará personagens cativantes e curiosos, como Pedro, o eremita ou Ricardo Coração de Leão, uma verdadeira jornada, emocionante, entre batalhas que marcaram o povo árabe e judeu, que nos leva a muitos fatos recentes de nossos dias.


Guia Completo das Cruzadas
Autor: Paul Williams
Madras Editora
328 páginas
2007

373 visitas desde 19/04/2017


Quer outra dica de livro?