A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Divulgação

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Escritor cachorreiro narra em primeira pessoa a infância e a relação de um cão com o mundo
- Um livro de Ulisses Tavares nosso habitante -

Ferinha Mel, um cachorro da raça english springer spaniel, narra em primeira pessoa sua infância até os dias atuais, neste livro divertido e prazeroso.

Filho de Tutty Antonio, personagem (real) do livro " Só não venha de calça branca" - a obra é quase uma seqüência da "cãografia" que mostra a vida do observador e metido a filósofo Tutty.

- "Como o livro do Tutty é para adolescentes, os irmãos mais novos desses leitores viviam reclamando que o mano mais velho não deixava eles lerem o livro. ´Aborrecente' tem essa mania de implicar com os menorzinhos. Daí, para evitar briga familiar, escrevi o livro do Ferinha, que também é filhote, novinho como meus pequenos leitores" - fala Ulisses Tavares autor de mais de 30 livros infanto-juvenis.

Ferinha Mel, um cão folgado e muito parecido com o pai, quando o assunto é filosofar sobre o que é ser humano, mostra sua percepção de mundo desde o convívio com seus irmãozinhos, ainda com a mãe, a chegada a sua nova casa, onde aparentemente ganha sua independência, afinal, terá que conviver com o pai, que no seu ponto de vista ainda é um bebê.

Tomar conhecimento das idéias e dos sentimentos de Ferinha Mel nos faz ver os cachorros de uma maneira diferente. É como se eles fossem quase humanos; com suas dúvidas, percepções e paixões.

Este é um livro que nos faz refletir que apesar das maldades do mundo, há sempre uma esperança. Se uma espécie animal tão complicada como o ser humano consegue se dar bem com outra espécie animal tão simples e amorosa como o cachorro, tudo é possível !

"Gosto tanto de cachorro que as esposas passam e os cachorros ficam." Finaliza o autor.



Ulisses Tavares escreve para crianças, jovens e adultos é autor de "Só não venha de calça branca: A cãografia não autorizada de Tutty Antônio" ( Ed Saraiva). Atualmente, o escritor mora com "Tutty Antonio" e "Ferinha Mel" e milita em defesa dos animais.

Natália Forcat é uma ilustradora argentina que, depois de fazer sucesso por lá, veio morar e fazer sucesso com suas charges, desenhos e ilustrações aqui no Brasil. Natália também é apaixonada por cachorros, especialmente os vira-latas.

Ferinha Mel - Retratos inesquecíveis da infância de um cão
Autor: Ulisses Tavares nosso habitante
Ilustrações: Natália Forcat
Editora Escala Educacional
Indicado a partir de 7 anos
Ano: 2007

506 visitas desde 20/04/2017


Quer outra dica de livro?