A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Divulgação

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Lauro Machado Coelho lança o livro Poesia Soviética pela Algol Editora

No livro Poesia Soviética, o jornalista Lauro Machado Coelho fez a seleção, tradução e notas de vários poemas russos. Serão 656 páginas (155 x 230mm). Muitos desses poetas viveram no período de Stalin e sofreram repressões por fazerem resistência ao sistema comunista ou pelas suas publicações. "Sempre foi meu sonho publicar a tradução desses poemas e a Algol Editora realizou-o," explica o autor.

Texto da quarta capa: "Em nenhum outro país, a poesia tem o poder aglutinador que possui na Rússia, pois o russo encara o poeta como uma espécie de xamã possuído pela Verdade, um iluminado que pode fazê-lo descortinar um lampejo de sentido para as coisas. Nas fases piores de repressão, em especial, o poeta sempre foi visto como um porta-voz que podia tomar para si a expressão da dor ou da indignação coletiva. Esta antologia traça um panorama da busca de caminhos alternativos para a esterilidade das diretrizes oficiais do Realismo Socialista, através de alguns dos representantes mais significativos da arte poética russa no século XX".

Os poetas são:
· Pável Grigórievitch Antokólski
· Stepán Petróvitch Shtchipatchóv
· Nikolái Aleksêievitch Zabolótski
· Leoníd Nikoláievitch Martýnov
· Daníil Ivánovitch Kharms
· Semiôn Isákovitch Kirsánov
· Arsênyi Aleksándrovitch Tarkóvski
· Olga Fiódorovna Bierggólts
· Aleksandr Trifônovitch Tvardóvski
· Bulat Shalvóvitch Okudjáva
· Ievguêni Mikháilovitch Vinokúrov
· Konstantín Iákovlievitch Vanshênkin
· Guérman Plissiétski
· Gleb Iákovlievitch Gorbóvski
· Róbert Ivánovitch Rojdéstvienski
· Ievguêni Aleksándrovitch Ievtushênko
· Andrêi Andrêievitch Vozniessiênski
· Novella Nikoláieva Matvêieva
· Aleksandr Semiônovitch Kúshner
· Víktor Aleksándrovitch Sosnóra
· Natália Ievguênievna Gorbaniévskaia
· Iúnna Petróvna Môrits
· Bella Akhátovna Akhmadúlina
· Iósif Aleksándrovitch Bródski

O livro traz na orelha texto do jornalista de O Estado de São Paulo, João Luiz Sampaio.

Lauro Machado Coelho é jornalista atualmente exerce a crítica musical no Caderno 2 de O Estado de São Paulo. É também colaborador das revistas Concerto e Bravo!, faz boletins diários na Rádio Cultura FM às 9h15 e 17h15 e leciona sobre ópera na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano

Escreve a coleção da História da Ópera e já lançou, pela Editora Perspectiva, dez volumes da coleção: A Ópera Inglesa, A Ópera Barroca Italiana, A Ópera na França, A Ópera Alemã, A Ópera na Rússia, A Ópera Romântica Italiana A Ópera Italiana Após 1870, A Ópera Tcheca, A Ópera Clássica Italiana e A Ópera nos Estados Unidos. Pela colaboração que teve ao gênero no Brasil, ganhou o 8º Prêmio Carlos Gomes 2003, na categoria Universo da Ópera. Seu último lançamento foi o livro Shostakóvitch: Vida, Música, Tempo.

Foi Professor de Literatura Francesa em Belo Horizonte entre 1963-1973, reside desde 1974 em São Paulo, onde já trabalhou no Almanaque Abril, no Jornal da Tarde e no Estado de São Paulo, Revista Época, além de colaborar com diversas publicações na área de música. Entre 1994-95, trabalhou no Theatro Municipal de São Paulo.


Poesia Soviética
Autor: Lauro Machado Coelho
Algol Editora
656 páginas.
Ano: 2007

544 visitas desde 19/04/2017


Quer outra dica de livro?