A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Enéas Athanázio lança novo livro

Integrante da Academia Gurupiense de Letras e de outras instituições culturais espalhadas pelo Brasil, o escritor Enéas Athanázio, está com novo livro na praça. Desta feita trata-se de "A Liberdade Fica Longe" (Editora Miranete), reunindo, ao mesmo tempo, três gêneros literários: novela, conto e crônica.

Tendo estreado nas letras em 1973, com a coletânea de contos "O Peão Negro", o autor tem hoje 38 livros publicados e 13 opúsculos, totalizando 51 obras em volumes individuais. Participou até agora de 120 antologias e coletâneas de contos, crônicas e ensaios.

Questionado acerca de como iniciou na carreira literária, Enéas Athanázio disse que desde muito cedo tinha a compulsão de escrever minhas experiências do dia, em cadernos que se perderam. Ele confessa que não sabia o que levava a isso, mas a inclinação de colocar tudo em palavras lhe perseguiu pela vida toda e ainda o acompanha, embora o autor procure resistir à tendência, só escrevendo aquilo que realmente lhe parece valer a pena. Diante de sua experiência pessoal, Enéas diz que o escritor nasce escritor, assim como nascem músicos, pintores e homens de negócio. "É um carnegão de nascença e sem cura - como dizia Monteiro Lobato", ressume.

Ao ser perguntado sobre o que espera de seus leitores, Enéas Athanázio disse esperar que gostem do que escreve e saibam dar valor aos seus textos porque para fazê-los é uma trabalheira imensa que as pessoas em geral não avaliam. "E que meus escritos lhes dêem prazer e contribuam para melhorar suas vidas, fazendo-os mais felizes. Gilberto Amado costumava dizer que ler livro bom dá felicidade, e eu concordo com ele", finalizou Enéas.


A Liberdade Fica Longe
Autor: Enéas Athanázio
Editora: Minarete
124 páginas

362 visitas desde 20/04/2017


Quer outra dica de livro?