A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Ensinamentos celtas

No ano de 1909, foi publicado pela primeira vez La Légend de Diamant de Edmond Bailly, um livro que seria certamente um dos primeiros a relacionar contos com o crescimento interior humano, uma abordagem bem diferente para a época, por isso que pouco se anotou sobre o autor e sua obra, ficando desconhecido para o público leitor. A editora Madras, continuando sua saga em trazer obras raras e reveladoras a tona, traz A Lenda do Diamante - Sete Lendas do mundo Celta, com tradução de Maria Helena Trylinski, para os leitores brasileiros que desejam conhecer um pouco mais da cultura celta e sua influência no pensamento humano.

O livro, inspirado na mitologia celta, narra sete histórias: O encantamento da Harpa, O mestre das Tríades, O único Amor, O vencedor do Portal, Os da Espada, Os do Carvalho e Os do Arwen. Por meio das histórias, bem no estilo aventura, conhecemos Druidas e guerreiros celtas em uma viagem mágica e mística, uma verdadeira jornada a um conhecimento de um ponto de união entre o que acreditamos e o que os antigos celtas acreditavam.

Edmond Bailly (1850-1916) estudioso gnóstico, tenta mostrar a filosofia do único povo totalmente filósofo, segundo Aristóteles. Um povo que seguiam os ensinamentos dos druidas, indivíduos que levavam o povo à perfeição. O druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã, par melhor explicar o termo "pagão" tem origem no vocábulo latino "paganus", que era usado para designar alguém que nasce no "pagus" (o campo, a Natureza).Com o advento do Império Romano e do cristianismo, o druidismo em sua forma histórica desapareceu. Obviamente, muito se perdeu com o passar dos séculos, mas a essência do druidismo, seus conceitos fundamentais e suas crenças, permaneceram imutáveis até os dias de hoje. E muitos estudiosos repassaram esse conhecimento para a posteridade e Bailly era um deles.

Bailly com um texto simples e preciso faz uma narrativa mítica acerca dos Druidas, mostrando suas funções dentro da sociedade celta, sua importância para o aprendizado tanto da alta magia como também da arte da composição e da narrativa, tanto da história do povo como o próprio aprendizado druídico. Além de demonstrar os valores humanos necessários ao desenvolvimento e à melhora de nossa índole, abordando os ensinamentos passados pelas lendas e que maravilharão qualquer leitor que deseja conhecer o aprendizado celta.

Um livro de grande importância juntamente com outras obras que, ainda carecem de tradução e, apesar de já contarem com mais de um século de existência ainda são fundamentais para o conhecimento humano.


A Lenda do Diamante - Sete Lendas do mundo Celta
Autor: Edmond Bailly
Tradução: Maria Helena Trylinski
Editora Madras
158 páginas
2006

601 visitas desde 19/04/2017


Quer outra dica de livro?