A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Nei Duclós

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O Sol Oculto
- Um livro de Carlos Henrique Schroeder -

A conexão entre Carlos Henrique Schroeder e Ferreira Gullar na denúncia à mistificação das artes, no reconhecimento do impasse e na aposta de um recomeço para revitalizar a cultura brasileira.

Ficção é o álibi perfeito para contar a verdade. Isenta o autor de crime de calúnia e ainda enriquece a biografia artística. É o que Carlos Henrique Schroeder faz no seu oitavo romance, "Ensaio do vazio" (Coleção Rocinante, Editora 7 letras, 114 pgs.). Seu narrador/ personagem é a soma dos detritos de uma comunidade, o Brasil, uma criatura compactada no pesadelo a que estamos acostumados, mas apresentado de forma tão convincente e, horror supremo, humana, que não desgrudamos o olho da narrativa. Lemos compulsivamente essa espessa e breve trajetória, não para saber onde quer chegar (o desfecho está por toda parte), mas pela sintonia com o país em nossa volta e a sedução da leitura promovida pelo talento.

Como interatividade é uma ilusão na terra dos monólogos, Schroeder abusa da sua invenção e a leva para as situações mais graves, os lances mais perversos, as palavras mais cruéis, os sonhos mais rudes. Impune diante da criação que toma a forma de um monstro, e que, devido ao silêncio dos leitores, jamais poderá ser contestada, ele se compraz com o que descreve. Talvez, no avesso desse desplante, aposte na carga desdramática do excesso - ou seja, pedindo que o leitor releve tanta impostura, já que é impossível uma vida chegar a tamanha degradação e continuar alegremente exibindo sua lucidez Mas entre a intenção virtual e o texto real, o escritor compõe uma performance irada, à moda dos artistas contemporâneos, que ao invés da obra apostam no processo e ficam satisfeitos quando não são flagrados em seus desatinos.

O romance é assim colocado como um trabalho de vanguarda numa Bienal de sucesso, nesse tipo de evento

Escritor e jornalista, autor de Universo baldio (romance, Francis) e No mar, veremos (poesia, Globo), entre outros.


Ensaio do vazio
Autor: Carlos Henrique Schroeder
Coleção Rocinante
Editora 7 letras
Páginas: 114

282 visitas desde 2/05/2017


Quer outra dica de livro?