A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O macaco ornamental - Quando a escrita deixa de ser mero ornamento e transforma-se na manifestação de uma fome interior
- Um livro de Luís Henrique Pellanda -

Em seu livro de estréia, Luís Henrique Pellanda apresenta 14 pontos provocadores que relatam situações perturbadoras e explicitam sentimentos extremos como angústia, ódio, amor e arrependimento.

O macaco ornamental é um livro de impacto, em que cada conto lido o leitor faz uma reflexão de sua própria vida, de suas atitudes e das conseqüências de seus atos. Em certo momento, de tão comovente que são os contos aproximam-se de poesias ou da filosofia.

A qualidade do trabalho de Pellanda pode ser comprovada em alguns contos. Ingratidão, em que em apenas um parágrafo dá um golpe fulminante no leitor ao descrever uma situação vivenciada por um número enorme de pessoas: a rejeição. Ou Nós, os limpos, que traz o diálogo de uma mulher com Deus, em que ela abre mão do amor dele por se considerar satisfeita somente com o amor do homem de sua vida. Parece ser a conversa entre dois conhecidos de longa data, quase a subversão de uma prece.

Já em Duas cartas, ao contrário do senso comum, o autor aborda a despedida de forma consciente e tranqüila. Uma aula de sobriedade. Em Chaleira, o leitor observa uma inteligente ilustração da passividade da sociedade, onde cada pessoa preocupa-se apenas com a sua vida e seu destino e não tem coragem de enfrentar as adversidades.

RELEASE DA EDITORA:

O macaco ornamental (Bertrand Brasil, 192 págs.) é o livro de estreia do curitibano Luís Henrique Pellanda.

Lendo o livro de contos de Pellanda encontraremos o incomum em narrativas densas, norteadas como o escritor e crítico literário avalia sem ornamentos e manifesto de uma fome interior. Em relação a elogios O macaco ornamental recebe de Moacyr Scliar, Fabrício Caminejar e Luis Ruffato boas considerações, pela forma que foi construída, repleta de energia. Pellanda dar um olhar como vivemos e como sobrevivemos nas aflições e alegrias humanas.

Textos sobre o ser humano, suas aspirações, suas dúvidas, seus pecados, seus amores. Comecem pelos contos curtos, os melhores do livro, principalmente que dá nome ao título. Boa leitura.


O macaco ornamental
Autor: Luís Henrique Pellanda
Bertrand Brasil
192 páginas
2009

458 visitas desde 30/04/2017


Quer outra dica de livro?