A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Netto Reis

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Zacarias Martins nosso habitante lança obra sobre a História de Gurupi no 6º Salão do Livro

Dentro da programação do 6º Salão do Livro, o jornalista e escritor Zacarias Martins, estará lançando, neste sábado, 20, a partir das 15 horas, sua sétima obra no espaço do Café Literário. Trata-se de “Histórias da História de Gurupi”, e que no ano passado foi indicado para o exame vestibular do Centro universitário UnirG.

Publicado pelas Edições AGL – um selo editorial da Academia Gurupiense de Letras-,o livro que reúne onze crônicas contendo temas distintos. O elo entre esses temas realiza-se no discurso recorrente centrado na crítica política e social, fruto do conflito entre o mundo ideal e o mundo real, sob o ponto de vista do autor.

No prefácio da obra, a professora universitária Wellitânia Cabral, registra que as crônicas de Zacarias Martins registram o apelo do cidadão gurupiense situado em determinações que limitam a sua comunicação e o seu reconhecimento pleno. Como jornalista, Martins busca oferecer ao público leitor informações sobre fatos ocorridos em Gurupi. Estas informações são passadas de maneira clara e verdadeira.

Para a professora, é desta forma que Martins demonstra a convicção de que esses textos contribuem para cidadania e que a sociedade precisa dispor de fontes de informações que possam permitir conhecer o que se passa em sua volta, além de proporcionar aos cidadãos leitores a formação de opiniões próprias sobre tais fatos.

“A importância deste trabalho se faz pelo registro de fatos que poderão servir de auxílio para o futuro pesquisador ou estudioso da história da cidade e do povo de Gurupi”, conclui Wellitânia Cabral.



SOBRE O AUTOR

Poeta, jornalista, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983. Além de “Histórias da História de Gurupi”, lançado primeiramente no ano passado, Martins é autor de seis livros individuais de poesias: “Transas do Coração” (1978), O “Poeta de Belém” (1979), “Poetar” (1980), “O Profeta da Felicidade” (1984) “Vox Versus” (1986) e “Pinga-Fogo” (2004). Tem ainda participação em dezenas de antologias literárias.

Trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Gurupi nas gestões dos prefeitos Tadeu Gonçalves e João Cruz. Atualmente é diretor-secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins, assessor de imprensa do Hospital de Regional de Gurupi e secretário executivo da da Associação de Artes de Gurupi. Integra ainda os quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

Zacarias Martins é Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.


Histórias da História de Gurupi
Autor: Zacarias Martins
76 páginas.

941 visitas desde 22/04/2017


Quer outra dica de livro?