A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Divulgação

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Sinopse de "Primavera sem Flores"
- Um livro de Rebeca L'Gall nosso habitante -

Maíra contrata um jornalista famoso para escrever a sua biografia. Ele não conhece o motivo que a fez contatá-lo, já que existem tantos romancistas, no entanto, aceita o trabalho.

A cada manhã, na casa de Itacoatiara - Niterói, ela fala um pouco de si mesma.

Ela inicia a sua trajetória narrando a viagem interrompida por um acidente trágico.

Ela recebe de presente uma viagem a Fernando de Noronha, mas o avião sofre uma pane e cai, no meio da mata. Dentre os poucos sobreviventes, estavam Maíra e um assassino.

Enquanto a mulher, então com dezessete anos de idade, suportava os próprios ferimentos no ímpeto de ajudar àqueles com ferimentos quase mortais - fraturas expostas, jugular rompida, etc. - o homem, de aproximadamente 30 anos, assassinava friamente, por asfixia, todos os sobreviventes que necessitavam de cuidados. E, depois de testemunhar aquela crueldade, Maíra tem de aguentar o estupro durante dois dias seguidos, até serem encontrados.

Assim que os encontram, Maíra é levada para um hospital e o assassino para a cadeia.

Depois de passado um tempo, desde o acidente, Maíra é importunada por dois irmãos criminosos, que trabalham para aquele assassino. Sofre vários abusos, sob a ameaça de que se falasse alguma coisa a alguém seus pais seriam queimados vivos.

Numa viagem, os pais de Maíra morrem. O assassino é levado para a casa de Maíra pelo advogado do pai da garota. Também, os dois irmãos vão para Itacoatiara. Maíra fica alguns meses sofrendo todo o tipo de violência dentro da própria casa e fica sabendo que o advogado de sua família havia planejado sequestra-la, mas o acidente atrapalhou o que fora planejado.

Enquanto aquele jornalista ouve toda a vida daquela mulher, ele inicia um processo de culpa, por ser leviano e enganar as duas mulheres de sua vida, já que o casamento já fora desfeito. Sandra, a amante de muitos anos, e a Raquel, a amiga e amante muitíssimo confiável.

Incomodado pelas histórias de Maíra, ele pede a Raquel para que ela trabalhe junto a ele naquele ofício. Ela, mesmo não dando muito crédito a tudo o que a outra narra, concorda.

Ele vive ora no apartamento de Sandra, ora com a Raquel em seu próprio apartamento, na Urca.

As violências sofridas por Maíra se tornam mais agressivas e impiedosas. Ele, então, começa a sofrer com pesadelos terríveis, que o levam a tomar uma decisão até então não sugerida pelo orgulho machista. Resolve que tem de saber mais sobre a sua própria vida, porque, afinal, não tinha conhecimento do paradeiro de seu pai desde que havia abandonado sua mãe, Helena.

Decidido, resolve procurar a tia, que mora no Retiro dos Artistas. A tia, irmã de Helena, fala da violência doméstica sofrida por Helena, até mesmo de o pai ter tirado um bebê após o parto e entregado para adoção, por não acreditar na paternidade.

Ele continua a relação amorosa com as duas - Sandra e Raquel - além de ouvir as barbaridades da vida de Maíra.

Maíra diz que a polícia invade a sua casa e prende o assassino e o advogado. Os irmãos, cúmplices e atuantes naqueles crimes, foram mortos. O assassino foi morto na cadeia.

A Raquel ajuda na procura do irmão abandonado. A tia do jornalista morre. Raquel descobre que o bebê é uma menina. Os dois viajam a Porto Alegre, lugar onde mora a família que adotara a criança. Lá descobrem que o nome da menina é Maria Clara e que há anos vive no Rio de Janeiro.

Depois de retornarem, ele contrata um detetive para descobrir o paradeiro de Maria Clara. A Paula, irmã e enfermeira de Maíra, fala que Maíra está morrendo, por conta de um câncer nos ossos.

Uma surpresa carregada de mágoa invade a vida de cada um...

A Raquel mais uma vez diz adeus àquele homem, mas ele não perde a esperança de que novamente ela retorne para a sua vida e sua cama... Quem sabe, no próximo livro?!

Só lhe resta a Sandra.


Primavera sem flores
Autora: Rebeca L'Gall
Biblioteca 24x7
264 páginas
Ano: 2009

364 visitas desde 19/04/2017


Quer outra dica de livro?