A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A moradia poética de Osmar Casagrande

Expoente do movimento literário contemporâneo no Estado do Tocantins, escritor Osmar Casagrande está com seu primeiro livro de poesias na praça. Trata-se de A Casa - (in)cômodos (di)versos (Editora Kelps, de Goiânia, 132 páginas), onde o autor foi buscar no romantismo a inspiração para exteriorizar belas páginas poéticas. Em 2002 Casagrande já havia lançado Retalhos, livro de contos.

Poeta plural e que tem por diretriz não se prender a temas ou estilos pré-estabelecidos, Osmar Casagrande consegue produzir uma poesia vibrátil e ao mesmo tempo multiforme e irisada, combinações essas que contribuem sobremaneira para cativar ainda mais o leitor ao se deparar com belas páginas poéticas.

Em seu exercício de constante ressignificação, A Casa é, em verdade, uma planta arquitetônica da vila / cidade / país / mundo em sua amplitude de intencionalidades. É uma casa mundana, onde não faltam as aventuras de altos voos do espírito, à qual o autor nos convida constantemente a penetrar, ocupar, gozar, num à vontade desses do interior.

"No livro faço a apresentação de cada cômodo. Desse modo o visitante saberá sempre o que há em cada um deles antes de aventurar-se. Aliás, penso que isso ajuda em muito orientar o sentido da ideia casa", explica o autor, fazendo um convite especial para que o leitor adentre nesse recinto totalmente impregnado de poesia da melhor qualidade.

Osmar Casagrande é natural de Presidente Epitácio (SP). Graduado em Publicidade e Propaganda, tem ainda destacada atuação como ator, dramaturgo, contista, apresentador em TV, documentarista e poeta. É membro fundador da Academia Palmense de Letras (APL), da qual é o atual vice-presidente. Trabalha na Fundação Cultural do Estado, na função de gerente de Literatura


A Casa - (in)cômodos (di)versos
Autor: Osmar Casagrande
Editora Kelps
132 páginas
E-mail do autor: osmar.casagrande@gmail.com

513 visitas desde 23/04/2017


Quer outra dica de livro?