A Garganta da Serpente
Resenhas dos Répteis releases, resenhas e críticas
Texto de:

Divulgação

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Poeta barbacenense lança livro na Espanha
- Um livro de Andityas Soares de Moura nosso habitante -

Andityas Soares de Moura tem o livro de poema "Lentus in Umbra" traduzido para o castelhano. Não é de hoje que o barbacenense Andityas Soares de Moura, 23 anos, vem se destacando no cenário poético mineiro. Dono de uma linguagem própria e com uma formação intelectual que inclui a tradução, o poeta acaba de ter o livro "Lentus in Umbra" traduzido para o castelhano e publicado na Espanha. "Para o meio literário barbacenense, que já reconhece o talento do poeta, é uma satisfação muito grande vê-lo alçar um vôo mais alto e ter a sua obra traduzida e lançada do outro lado do Atlântico", afirma Sérgio Cardoso Ayres, cronista e editor de cultura do Jornal de Sábado.

"Lentus in Umbra" foi lançado no Brasil em fevereiro de 2001 e publicado na Espanha em
edição bilíngue português-espanhol pela Ediciones Trea S. L., com 112 páginas, em junho de 2002, com tradução do poeta e professor Francisco Álvares Velasco.

Segundo Andityas Soares de Moura, o livro chegou ao conhecimento do tradutor por meio de um e-mail.
Francisco Velasco, além de escritor e professor de língua e literatura do Real Instituto de Jovellanos de Gijón, é diretor do site de poesia www.portaldepoesia.com. "Ao ler a obra, Velasco apreciou-a bastante e começou a traduzi-la para o castelhano. Logo apresentou a tradução ao editor Álvaro Díaz Huici, também poeta, que imediatamente quis lançar o livro traduzido para o espanhol em sua editora, dentro da série LETRAS poesía", explica Andityas Soares de Moura. "Um dos poemas é particularmente interessante devido à nota de pé de página que explica aos leitores espanhóis o que é um Passo, capela comum nas cidades coloniais de Minas Gerais. É interessante notar que neste poema e muitos outros, o leitor espanhol passa a ter um contato com uma realidade tipicamente brasileira, sendo que minha poesia está servindo, nesse ponto, para levar o nome de Minas Gerais e do Brasil até o exterior", diz ele.Sua carreira literária começou em 1995, quando lançou o jornal literário "Cânticos do Albatroz", que circulou até 1998. Em 1997, ele publicou o poemário Ofuscações (edição do autor). No ano passado editou seu segundo livro de poemas, "Lentus in Umbra", edição do autor, que vem recebendo críticas positivas no meio literário. “Sua poesia traz a marca de uma indiscutível originalidade (...).

Lentus in Umbra mantém uma surpreendente voltagem lírica do primeiro ao último poema", disse o escritor Ivan Junqueira. Andityas Soares de Moura publicou poemas em diversos periódicos do Brasil, Itália e França. Destacam-se as publicações na revista Babel nº 4, bem como na revista Poesia Sempre nº 15, da Biblioteca Nacional. No Suplemento Literário de Minas Gerais nº 80 Andityas publicou, em parceria com Francisco Álvarez Velasco, traduções de três poemas da escritora galega Rosalía de Castro e no mesmo periódico, de número 82, publicou uma tradução do poeta palestino Mahmud Darwish. Os textos também foram publicados pelo Jornal de Sábado.

Como se não bastasse, o poeta barbacenense foi selecionado para participar de várias antologias poéticas, como "Poesias brasileiras", organização de Lelé Arantes, São José do Rio Preto, Editora Casa do Livro, 2001. Mais recentemente o barbacenense foi escolhido para fazer parte da obra "Brasil 500 anos", antologia abrangente que pretende dar uma visão geral da poesia brasileira desde os primórdios até os dias de hoje. A obra, de enorme envergadura, será editada pela Editora Blocos do Rio de Janeiro.

Sem parar de produzir, Andityas Soares de Moura prepara a edição de seu terceiro livro de poemas, "FOMEFORTE". O poeta também publicará uma seleção de poemas traduzidos de Rosalía de Castro pela editora Crisálida, de Belo Horizonte, e é o representante da Accademia Internazionale Il Convivio (Itália) no Brasil, bem como coordenador da área de poesia brasileira da revista homônima.


Lentus in Umbra
Autor: Andityas Soares de Moura nosso habitante
Editora: Ediciones Trea S. L.

453 visitas desde 26/04/2017


Quer outra dica de livro?