A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes eventos culturais e literários
Estivemos com problemas técnicos nos formulários de envio de regulamentos e eventos o que impediu o recebimento dos e-mails. Infelizmente, o arquivo de backup das mensagens deste ano foi completamente corrompido devido ao ataque de spammers. Assim, todas as mensagens enviadas antes do dia 8/4/17 não foram recebidas. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos a gentileza de reenviarem o material para divulgação.
ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos eventos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.

Lançamentos de livros e seções de autógrafos

  • 22.05
  • A Hora da Estrela - Rio de Janeiro / RJ


    Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, A hora da estrela completa 40 anos e chega às livrarias em edição comemorativa com projeto gráfico sofisticado, capa dura e recheada de textos críticos assinados por nomes de prestígio como Nadia Gotlib, Eduardo Portella, Clarisse Fukelman, o irlandês Colm Tóibín e a francesa Hélène Cixous, entre outros. A edição especial traz ainda um caderno, em papel couchê, com reproduções em fac-símile do texto original da autora, com texto de apresentação inédito da escritora, tradutora e pesquisadora Paloma Vidal. Romance mais popular de Clarice Lispector, lançado em 1977, ano da morte da escritora, o livro expõe os dilemas criativos do escritor Rodrigo S. M. (alter-ego da própria Clarice) para narrar a história de Macabéa, uma jovem alagoana órfã, virgem, feia e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa e onde cumpre seu triste destino com total resignação.
    Data: 22 de maio, segunda-feira, às 19h
    Local: Livraria Travessa - Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A - Rio de Janeiro / RJ
    Mais informações pelo telefone (21) 2537-8409/8408 ou pelo e-mail
  • 24.05
  • Sopro na garagem - São Paulo / SP


    Combinando a despretensão do ensaio e a leveza da crônica, este livro de Eliana Cardoso nos transporta para mundos repletos de vida. Como diz a autora, quem sabe ler "se transforma em milhares de homens e mulheres: embora continue a ser ele mesmo, sabe o que é ser outros”. Combinando sua experiência pessoal com a análise de grandes obras da literatura contemporânea e também de alguns clássicos, Eliana Cardoso passeia por eixos temáticos como a situação da mulher no mundo (da literatura e fora dela), a transgressão sexual, o amor e seus distúrbios, a dor e a guerra, a velhice e a morte, e a invenção do romance e sua história.
    Data: 24 de maio, quarta-feira, às 18h
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - São Paulo / SP


    O jornalista Leandro Narloch levantou estudos atualizados sobre a História do Brasil para reavaliar conceitos arraigados - o ideal do bom selvagem e o massacre da Guerra do Paraguai, por exemplo - e desconstruir mitos - alguns dos autores mais incensados da Língua Portuguesa, como Machado de Assis.
    Data: 24 de maio, quarta-feira, às 19h30
    Local: Livraria Saraiva - Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3970 - 1º Piso - Pinheiros - São Paulo / SP
    Mais informações: http://www.saraivaconteudo.com.br/
  • 25.05
  • "Curva de rio" e "Não pretendia causar discórdia" - São Paulo / SP


    Lançamento das antologias "Curva de rio" e "Não pretendia causar discórdia", com textos em prosa e poesia produzidos a partir da experiência de formação em escrita criativa dos alunos no Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe), da Casa das Rosas. Parceria com Editora Giostri.
    Data: 25 de maio, quinta-feira, às 18h
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 30.05
  • O Drama da Ambiguidade - Rio de Janeiro / RJ


    Este livro é uma leitura invertida de O ser e o nada, partindo da iluminação de uma promessa de ética, para percorrer o interior da obra na procura de uma estrutura mínima que servisse como alicerce teórico de uma moral. Em outros termos, perguntei-me o que haveria na realidade humana que reclamaria uma prescrição moral. Por que, aos olhos de Sartre, uma ética se faria necessária a um ser que se define por uma liberdade radical? Uma liberdade de tal monta deveria, a princípio, indicar a falência de pretensões morais, de qualquer tipo de orientação, e não reivindicar uma compulsão — essa é a palavra adequada — por uma dimensão ética em cada ato humano. À luz deste paradoxo — liberdade que condena, liberdade que orienta — é que o trabalho se desenvolve.
    Data: 30 de maio, terça-feira, às 19h
    Local: Livraria Travessa - Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema - Rio de Janeiro / RJ
    Mais informações pelo telefone (21) 2537-8409/8408 ou pelo e-mail
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente