A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes cursos, workshops, palestras
Estivemos com problemas técnicos nos formulários de envio de regulamentos e eventos o que impediu o recebimento dos e-mails. Infelizmente, o arquivo de backup das mensagens deste ano foi completamente corrompido devido ao ataque de spammers. Assim, todas as mensagens enviadas antes do dia 8/4/17 não foram recebidas. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos a gentileza de reenviarem o material para divulgação.
ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos eventos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.

OFICINAS, CURSOS, DEBATES, WORKSHOPS, PALESTRAS

Sugestões para quem está sempre procurando aprender coisas novas e se manter atualizado:
  • 24.05
  • Vozes-Mulheres: Múltiplas Escrevivências de Autoria Africana e Afrodiaspórica - São Paulo / SP


    A escritora Conceição Evaristo divide espaço com outras três educadoras em um debate aberto ao público. O tema a ser desenvolvido é Vozes-Mulheres: Múltiplas Escrevivências de Autoria Africana e Afrodiaspórica e conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A mesa de discussão será formada pelas também educadoras e pesquisadoras Maria Nazareth Soares Fonseca, Constância Lima Duarte e Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz, além de Conceição Evaristo, homenageada da 34ª edição do projeto Ocupação. A mediação será feita pela jornalista e escritora Bianca Santana. A mesa discutirá questões sobre como a autoria de mulheres negras relata muito dos diversos obstáculos enfrentados por essa minoria e sua capacidade de resiliência diante dessas dificuldades e exigências do cotidiano. Ao final, o debate será aberto para perguntas do público.
    Entrada gratuita
    Distribuição de ingressos:
    - público preferencial: duas horas antes do evento | com direito a um acompanhante
    - público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
    Data: 24 de maio, quarta-feira, às 19h
    Local: Itaú Cultural - Avenida Paulista 149 (estação Brigadeiro do Metrô) - São Paulo / SP
    Mais informações: http://www.itaucultural.org.br
  • 25.05
  • Palestra: Ezra Pound made in Brazil: Traduzindo o mestre moderno - São Paulo / SP


    Nesta palestra serão apresentados modos de se traduzir a variedade de técnicas e tipos de poemas do poeta estadunidense Ezra Pound (1885-1972), desde seus primeiros experimentos, passando por Lustra (1916), o livro que estabeleceu sua(s) voz(es) moderna(s), até Os Cantos, o “poema de alguma duração” que ocupou 50 anos da atividade criadora do autor e revolucionou a escrita de poesia no século XX com uma linguagem de velocidade cinematográfica que, ao mesmo tempo, envolve numerosas formas poéticas tradicionais por meio de citação, alusão, tradução, paródia, pastiche e reinvenção.
    Grátis
    Data: 25 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3673.1883 ou pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com
  • 26.05
  • Curso: Tradução como ficção - São Paulo / SP


    O escritor de língua espanhola Max Aub (1903-1972), mais conhecido por sua prosa narrativa, escreveu um livro de poesia que proporciona uma série de reflexões sobre a tradução literária: Antología traducida (1963-1971), obra irreverente e de amplo alcance simbólico, que agrupa 71 poetas dispostos cronologicamente num período que abarca mais de 3 mil anos. Trata-se de uma tradução de poemas fictícios atribuídos a autores de diversas línguas, desde o século XIV a. C. até a década de 1960 do século XX. O curso, ministrado por Ivan Fornerón, propõe uma reflexão sobre o conceito de tradução nessa obra, com sua dinâmica ficcional de releitura, reescrita e recriação.
    Taxa de matrícula: R$ 15,00
    Vagas limitadas.
    Data: 26 de maio, 2 e 9 de junho, sextas-feiras, das 19h às 21h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3673.1883 ou pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com
  • 30.05
  • V Fórum sobre Direitos Autorais - São Paulo / SP


    O Fórum sobre Direitos Autorais – realizado em parceria com a OAB-SP – procurará discutir e esclarecer, com base na legislação vigente, dúvidas sobre os mais variados aspectos relacionados a direitos de autor, plágio, uso de imagens e propriedade intelectual. Os palestrantes são advogados especialistas no assunto.
    Data: 30 de maio, terça-feira, às 19h30
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 31.05
  • Palestra: Conversa com Zelito Viana e Exibição do documentário “O canto e a fúria” - Rio de Janeiro / RJ


    A editora Maria Amélia Mello recebe o diretor Zelito Viana para debate sobre a obra Autobiografia poética e outros contos, de Ferreira Gullar, e o documentário “O canto e a fúria” dirigido por Zelito Viana. Esta edição especial e limitada de Autobiografia poética e outros textos acompanha um DVD com o documentário O canto e a fúria, dirigido por Zelito Viana. O documentário, cuja circulação esteve – até então – restrita a festivais de cinema, é um convite ao leitor que deseja não só ler, mas também ver e ouvir o que Ferreira Gullar tem a dizer sobre sua trajetória. Os textos deste volume revelam, de forma honesta e sensível, a trajetória de Ferreira Gullar. Neste documentário, Ferreira Gullar fala de todas as fases de sua obra contando casos engraçados, explicando a opção que fez pela poesia política no início dos anos 60 e ainda lê alguns de seus poemas preferidos.
    Data: 31 de maio, quarta-feira, às 19h
    Local: Livraria Travessa - Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A - Rio de Janeiro / RJ
    Mais informações pelo telefone (21) 2537-8409/8408 ou pelo e-mail
  • 01.06
  • Curso: Transmídia Storytelling - O universo das narrativas multiplataforma - São Paulo / SP


    O curso ministrado por Joyce Pais oferece uma visão das estratégias transmídia, com conceitos que ajudarão os participantes na análise e no entendimento de seus usos nas mais diversas mídias e plataformas. Para tanto, serão analisadas as séries televisivas Twin peaks e True detective, escolhidas como ponto de partida para uma imersão às narrativas complexas e à multiplataforma. As aulas incluirão estudos de caso.
    Grátis
    Data: 1, 8, 22 e 29 de junho, quintas-feiras, das 19h às 21h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações e inscrições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br
  • 02.06
  • Palestra: Sequestro e Vertigem - Haroldo de Campos e a Questão do Barroco - São Paulo / SP


    Uma das obras mais importantes e polêmicas de Haroldo de Campos foi o livro O sequestro do barroco na Formação da Literatura Brasileira: o caso Gregório de Matos, no qual problematiza a ausência do barroco na grande obra de Antonio Candido, cujo título o nome de seu livro cita. Nesta palestra, Eduardo Sterzi falará sobre o questionamento feito por Haroldo e a concepção de história literária marcada por uma "vertigem originária". Na ocasião, serão exibidos ao público livros de Antonio Candido que pertenceram a Haroldo e que registram muitas de suas anotações de leitura.
    Data: 2 de junho, sexta-feira, às 19h30
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 03.06
  • Oficina: Vanguardas, verso livre & tradução - São Paulo / SP


    A tradução de poesia quando a forma do poema é previamente conhecida (como um soneto, uma canção) parte de pressupostos formais já conhecidos e estabelecidos historicamente. As artes poéticas das vanguardas mudaram também esse panorama: para traduzir poesia de vanguarda é preciso compreender o que determinado(a) poeta concebeu particularmente como forma naquele poema específico. Não apenas o verso livre não é precisamente livre, mas há, também, que se considerar o uso figural de aspectos gráficos, os deslocamentos de sentido, etc. Serão vistos exemplos de textos em língua inglesa, e será proposta a tradução de um poema pelos participantes.
    20 vagas
    Data: 3 de junho, sábado, das 9h às 17h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações e inscrições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br
  • 08.06
  • Palestra: Ecos da Antígona na lavoura arcaica de Nassar - São Paulo / SP


    O cotejo do romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, com Ancient Tillage, sua tradução recente para a língua inglesa por Karen Sotelino, traz à tona diferenças que acabam por nos remeter ao diálogo implícito de Raduan com a Antígona sofocliana, algo que a mencionada tradução tende a obscurecer. As lacunas na tradução de Sotelino podem aguçar o nosso olhar e a nossa sensibilidade para algo não muito visível, em princípio, na obra de Nassar. Palestra ministrada por Maria Sílvia Cintra Martins.
    Grátis
    Data: 8 de junho, quinta-feira, às 19h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações e inscrições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br
  • 10.06
  • Oficina: Camões Reimaginado - São Paulo / SP


    Na oficina os participantes serão estimulados a refletir sobre as relações entre tradição e inovação, por meio de exercícios criativos inspirados, de um lado, em poemas do célebre Luís de Camões, e, de outro, pelos Poemóbiles dos vanguardistas Augusto de Campos e Júlio Plaza.
    40 vagas | Duração: 2h
    Data: 10 de junho, sábado, às 11h
    Agendamento pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br, a partir de 15 de maio.
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 13.06
  • Palestra: O bambu como metáfora da existência poético-mística - São Paulo / SP


    O evento se associa a um programa da Japan House, que incluirá a realização de um workshop voltado à construção de um túnel de bambu na área externa da Casa das Rosas, que poderá ser percorrido pelos visitantes. Partindo do bambu como representação da literatura, e da pedagogia confuciana para dar sentido às várias etapas da vida em seu processo de envelhecimento físico e rejuvenescimento espiritual, a palestra abordará desde a poesia oriental até suas relações com a experiência vivenciada no momento presente. Por Francisco Handa.
    Data: 13 de junho, terça-feira, às 19h30
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 17.06
  • Oficina de tradução: fragmentos do primeiro capítulo de Finnegans Wake - São Paulo / SP


    Depois de uma breve apresentação do primeiro capítulo de Finnegans Wake e da linguagem do romance de forma geral, a oficina demandará dos participantes um pequeno exercício de tradução: alguns fragmentos capítulo do livro serão traduzidos individualmente, no entanto, ao final, pretendemos ter apenas uma versão dos fragmentos traduzidos. Para se chegar a essa única versão da tradução, as ministrantes recorrerão à operação do acaso, à indeterminação, segundo o conceito do artista norte-americano John Cage. Por Daiane Oliveira, Larissa Lagos e Giovana Ursini
    Grátis
    Data: 17 de junho, sábado, das 14h às 18h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações e inscrições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br
  • 20.06
  • Palestra: A Poesia de Orides Fontela - São Paulo / SP


    Nos últimos anos de sua vida, Orides ganhou visibilidade por conta da extrema miséria e dos escândalos provocados por seu temperamento agressivo. Na contramão dessa existência tortuosa, a maioria dos críticos tem destacado em sua obra qualidades relacionadas à herança simbolista e à “poesia pura”. A palestra busca enfatizar outros traços dessa poesia, como as marcas do cotidiano e da materialidade, que evidenciam a ligação de Orides com a poética modernista e com grandes nomes da literatura brasileira do século XX.
    Durante a palestra será exibido o documentário Orides – a um passo do pássaro, dirigido por Ivan Marques.
    Data: 20 de junho, terça-feira, às 19h30
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 23.06
  • Palestra: Forma e significação em traduções de Augusto e Haroldo de Campos - São Paulo / SP


    A palestra ministrada por Marcelo Tápia focalizará alguns exemplos emblemáticos da produção tradutória dos poetas Augusto e Haroldo de Campos, a fim de desvelar diálogos estabelecidos entre os propósitos vanguardistas e as escolhas, pelos tradutores, de autores e obras de diferentes períodos da história da poesia universal, bem como observar suas opções relativas a procedimentos de tradução poética e analisar seus resultados considerando-se os planos de expressão e de conteúdo dos textos.
    Grátis
    Data: 23 de junho, sexta-feira, das 19h às 21h
    Local: Casa Guilherme de Almeida - R. Cardoso de Almeida, 1943 - São Paulo / SP
    Mais informações e inscrições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br
  • 25.06
  • Bate-papo: SOS Literatura - Pronto atendimento - São Paulo / SP


    No projeto SOS Literatura, o público interessado na carreira literária e autores iniciantes têm a rara oportunidade de conversar com especialistas em literatura, produção e edição de livros, direitos autorais, ebooks e marketing de escritores para esclarecer dúvidas sobre textos de ficção e as possibilidades de difusão da obra literária.
    Data: 25 de junho, domingo, às 14h
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
  • 29.06
  • Palestra: A Poesia Italiana por Haroldo de Campos - São Paulo / SP


    As obras ligadas a Dante Alighieri e as traduções dos cantos do Paraíso, além de toda a obra poética e crítica de Giuseppe Ungaretti – que serviu de referência para Haroldo em sua tradução do volume organizado por Lucia Wataghin e publicado pela editora Ateliê, em 2003 – serão o foco deste encontro. As obras trabalhadas fazem parte do acervo Haroldo de Campos e integraram a exposição De uma estrela a outra, da Casa das Rosas, entre 2011 e 2012. Por Francesca Cricelli
    Data: 29 de junho, segunda-feira, às 19h30
    Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37. Bela Vista - São Paulo / SP
    Mais informações pelo telefone (11) 3285.6986 ou pelo e-mail contato@casadasrosas.org.br
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente