A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

14º Concurso Curumim de Leitura de obras de Escritores Indígenas FNLIJ / INBRAPI 2017

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil — FNLIJ, seção brasileira do International Board on Books for Young People — IBBY, com o propósito de incentivar a leitura literária para crianças e jovens promove dois trabalhos seus sobre relatos para professores.

O Concurso FNLIJ Curumim é um deles e tem como foco a literatura para crianças e jovens escrita por indígenas.

Em 2004, a FNLIJ iniciou a parceria com o INBRAPI — Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, então presidido pelo escritor Daniel Munduruku, onde se insere o Concurso FNLIJ Curumim. Em 2015 esta parceria passou a ser com o Instituto UKA — Casa dos Saberes Ancestrais — e, com o intuito de fortalecer a literatura indígena, a FNLIJ promove o 14º CONCURSO FNLIJ CURUMIM — LEITURA DE OBRAS DE ESCRITORES INDÍGENAS

Inscrição.:

Poderão participar professores e educadores brasileiros residentes no Brasil.

O candidato inscrito deve informar a vinculação a uma escola ou instituição.

O texto inscrito deve ser fruto de um trabalho de leitura dos livros de literatura para crianças e jovens de autoria de escritores indígenas.

O texto pode vir apresentado em forma de relato e deve mencionar a(s) obra(s) de autor(es) indígena(s) trabalhada(s), com a referência bibliográfica completa. O relato deve expressar o trabalho com a leitura dos livros de autores indígenas pelo professor junto às crianças e aos jovens e seus desdobramentos, tais como interpretações, textos, propostas.

A FNLIJ apresenta uma sugestão de obras de autores indígenas, feita em parceria com o escritor Daniel Munduruku, em anexo, para a pesquisa e o trabalho dos professores. Além dessas, poderão ser trabalhadas outras obras de autoria indígena não contempladas na lista sugerida.

Cada texto deve ser apresentado impresso em três cópias, em papel A4, fonte Arial 12, espaçamento 1,5, tendo o máximo de três laudas, com o título do trabalho e com pseudônimo.

Separadamente, em uma folha, o participante deve informar seus dados pessoais (nome completo, instituição a que pertence, endereço/cep pessoal e profissional, telefone, e-mail, cidade e estado) e uma breve biografia de 5 linhas com sua experiência como promotor de leitura.

Os trabalhos deverão ser enviados até 30 de abril de 2017 para a sede da FNLIJ:

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL — FNLIJ
Rua da Imprensa, 16
Salas 1212-1215
CEP: 20030-120 - Rio de Janeiro/RJ

Após o concurso, os trabalhos não serão devolvidos.

Julgamento.:

A comissão julgadora será composta por especialistas indicados pela FNLIJ e pelo Instituto UKA — Casa dos Saberes Ancestrais.

A seleção dos textos levará em conta critérios como: leitura de histórias indígenas para crianças e jovens; originalidade do texto; transmissão de conhecimentos da cultura indígena, valorização da cultura indígena, compreendida num contexto de diversidade e de respeito às suas diversas expressões.

Caberá à comissão julgadora selecionar ou não mais de um vencedor.

Premiação.:

O vencedor terá seu texto publicado no jornal Notícias da FNLIJ.

Outros textos selecionados poderão ser publicados no jornal Notícias da FNLIJ.

Os resultados serão comunicados diretamente aos vencedores pela FNLIJ e divulgados no Notícias e no site da FNLIJ: www.fnlij.org.br

Receberão o prêmio os profissionais e as instituições que desenvolveram o trabalho apresentado.

A FNLIJ doará um acervo de livros aos vencedores.

A entrega dos prêmios será feita durante o evento 19º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a ser realizado no Centro de Convenções SulAmerica, na cidade do Rio de Janeiro, de 31 de maio a 11 de junho de 2017.

MAIS INFORMAÇÕES.:

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL — FNLIJ
Rua da Imprensa, 16
Salas 1212-1215
CEP: 20030-120 - Rio de Janeiro/RJ



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
 
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente