A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

CONCURSO SÍLVIO ROMERO 2005

Organizado pelo Ministério da Cultura, Iphan e Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, o Prêmio Sílvio Romero de monografias sobre folclore e cultura popular recebeu neste ano 51 trabalhos inscritos em diversos estados do país.

A Comissão Julgadora conferiu o primeiro lugar a Cordel e cinema: relações dialógicas, de Sylvia Nemer, que faz uma reflexão sobre a apropriação da literatura de cordel em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), filmes de Glauber Rocha dedicados à representação do universo social e cultural sertanejo. O segundo prêmio, Brinquedo de cura: um estudo sobre a pajelança maranhense, de Gustavo Pacheco, traz a pesquisa de campo realizada nas cidades de Cururupu e São Luís a respeito da pajelança ou cura e a influência dos pajés como agentes terapêuticos.

Produzido por Carla da Costa Dias, De sertaneja a folclórica: a trajetória das coleções regionais do Museu Nacional – 1920/1950, recebeu a primeira menção honrosa. A obra mostra o museu como peça fundamental para a representação cultural, no contexto do governo do Estado Novo, que buscava construir a imagem de nação com o auxílio de símbolos e expedientes cênicos.

A segunda menção honrosa foi concedida a Signum, Sinos e Toques: da magia do som metálico aos campanários ouropretanos, de Fábio Montanheiro. O trabalho realizou-se a partir de uma análise da história de tradições religiosas populares de Minas Gerais.

Será que dá samba? Mudança, Gilberto Gil e patrimônio imaterial no Ministério da Cultura, de Rívia Alencar, recebeu a terceira menção honrosa. Mostra a cultura brasileira como uma estratégia para mudança no país e investiga o Registro do Patrimônio Cultural do Brasil e o programa da Unesco de Proclamação de Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.


MAIS INFORMAÇÕES.:

Setor de Pesquisa
Telefone: (21) 2285-0441, ramais 214 e 215
E-mail: pesq.folclore@iphan.gov.br

Setor de Difusão Cultural
Telefone: (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br

Site: http://portal.iphan.gov.br



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
 
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente