A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

PRÊMIO OFF FLIP DE LITERATURA

Estão definidos os seis vencedores do I Prêmio OFF FLIP de Literatura. O Inscreveram-se quase 200 autores de todas as regiões do país e também do exterior, estando representados 15 estados brasileiros. O gênero escolhido este ano foi poesia e os textos versaram sobre o tema: TERRA. O Prêmio será anual e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty.

Os poemas inscritos na categoria nacional foram avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro: Braulio Tavares (RJ), Fausto Fawcett (RJ) e Micheliny Verunschk (SP). Os inscritos na categoria local foram avaliados por cinco pessoas de destaque no contexto artístico-cultural de Paraty: Diuner Mello, Irma Zambrotti, Maria José Rameck, Maritza Bonn e Zezito Freire.

Para Ovídio Poli Junior, diretor da programação literária da OFF FLIP 2006, o prêmio nasce como importante referência no meio literário em virtude da representatividade da comissão julgadora e da grande visibilidade que a FLIP e a OFF FLIP oferecem:

“Em 2007 o gênero será conto e temos a intenção de estender as inscrições aos países lusófonos e a autores de qualquer nacionalidade que escrevam em língua portuguesa. É importante que o prêmio se consolide junto à comunidade lusófona. Amplia-se a abrangência do prêmio e abrem-se caminhos para que mais autores tenham oportunidade de expor o seu trabalho em um encontro internacional dedicado à literatura como é a FLIP e como este ano passou a ser também a OFF FLIP, que teve entre seus convidados dois escritores estrangeiros - Faïza Guène e Uzodinma Iweala, este último também convidado da FLIP. Outros três escritores convidados pela FLIP também estiveram na programação da OFF FLIP 2006: Alberto da Costa e Silva (membro da ABL), André Laurentino e Marcelino Freire (vencedor do Prêmio Jabuti deste ano na categoria conto)”, afirmou.

Os três poemas vencedores em cada categoria estão reproduzidos logo abaixo e serão publicados em uma antologia comemorativa aos 40 anos da Editora Nova Fronteira. Os três autores premiados na categoria nacional foram contemplados com estadia gratuita em Paraty entre 9 e 13 de agosto e os dez poemas finalistas foram expostos na sede da OFF FLIP durante o evento. A classificação final foi divulgada no dia 12 de agosto no Villas de Paraty Pousada e o primeiro colocado em cada categoria recebeu um prêmio surpresa durante a cerimônia de premiação - uma caixa com 40 livros da “Coleção 40 clássicos”, editada pela Nova Fronteira. A Biblioteca Municipal Fabio Villaboim de Paraty também recebeu uma coleção completa. No dia 13 houve um almoço com os seis premiados no restaurante Ilha Rasa, situado na baía de Paraty.

FINALISTAS CATEGORIA NACIONAL.:

1. Edson Bueno de Camargo ler poemas na Toca da Serpente
De um fragmento
Mauá / SP

2. Sérgio Bernardo
Ciclo
Nova Friburgo / RJ

3. José Carlos Mendes Brandão ler poemas na Toca da Serpente
Bueno Brandão, MG
Bauru / SP

4. Jorge Gonçalves de Oliveira Jr [Jorge de Barros]
Há rostos como se fossem calcanhares
Mauá / SP

5. Marcos Pamplona
A sombra na terra
Curitiba / PR

6. Luiz Carlos de Moura Azevedo
O tamanho das formigas
São Paulo / SP

7. Maria Eneida Soares Coaracy
Olho de ciclone
Brasília / DF

FINALISTAS CATEGORIA LOCAL.:

1. Jacira Angélica Teixeira [Jacira Diniz]
Ciclo
Paraty / RJ

2. Jorge Adolfo da Silva Cypriano
Terra
Paraty / RJ

3. Marcos Irine
Cidade à toa
Paraty / SP

VENCEDORES CATEGORIA NACIONAL.:

Edson Bueno de Camargo nasceu em Santo André (SP) em 24 de julho de 1962 e sempre morou em Mauá (SP). Publicou O mapa do abismo e outros poemas (Edições Tigre Azul/FAC Mauá, 2006), Poemas do Século Passado - 1982-2000 (edição de autor, 2002) e Cortinas, com poesias suas e de Cecília A. Bedeschi (1981). Participou da antologia “As cidades cantam o Tamanduateí que passa” (editada pela Prefeitura do Município de Mauá) e também da coletânea Poesia Só Poesia (Editora Novas Letras). Junto com escritores e amigos da extinta Oficina Aberta da Palavra, grupo de Mauá-SP, edita o fanzine "Taba de Corumbê". Participa das oficinas da Escola Livre de Literatura de Santo André.

José Carlos Mendes Brandão nasceu em Dois Córregos (SP) em 28 de janeiro de 1947. Licenciou-se em Letras Vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração em Bauru (SP), cidade onde reside atualmente. Publicou quatro livros de poesia: O emparedado (1975), Exílio (1983), Presença da morte (1991); Poemas de amor (1999). Recebeu vários prêmios literários – como o “José Ermírio de Moraes” (promovido pelo Pen Centre de São Paulo) para melhor livro de poesia publicado em 1983-1984 e o da V Bienal Nestlé de Literatura Brasileira em 1991. Em 2000 recebeu o 1º lugar no Concurso Nacional de Literatura “Cidade de Belo Horizonte” (romance inédito). Tem inéditos três livros de poesia, um romance e um livro de contos.

Sérgio Bernardo nasceu no Rio de Janeiro em 30 de outubro de 1966. Jornalista e escritor, participa de academias de letras e associações culturais. Iniciou sua atividade literária em 1984. Recebeu prêmios no exterior (Portugal e Argentina) e no Brasil, como o Helena Kolody de Poesia e o Paulo Leminski de Contos. Tem textos publicados em antologias, jornais, revistas literárias e sites em vários países (Brasil, Portugal, Espanha e Suécia). Em Nova Friburgo (RJ), cidade onde mora, assina as colunas "Letra Livre" no jornal A Voz da Serra e "Expresso 2222" no jornal Alternativa. Colabora também nos jornais Folha do Catete (Rio de Janeiro) e Novo Tempo (Saquarema). Publicou em 2005 o livro Caverna dos signos (poemas e textos em prosa), patrocinado pela Secretaria de Cultura de Nova Friburgo.

VENCEDORES CATEGORIA LOCAL.:

Jacira Diniz nasceu em São Paulo e mora em Paraty há cerca de três anos. Escreve poesias esporadicamente e tem predileção em criar e contar histórias infanto-juvenis. Além disso, gosta de pintura. Agradece o incentivo de Gil Jorge, que também é poeta e a inseriu no mundo dos livros. Considera que a iniciativa da OFF FLIP em criar o Prêmio OFF FLIP de Literatura abre caminhos para que autores locais e de todo o Brasil mostrem seu trabalho literário. E isso justamente na semana em que as ruas da cidade são tomadas pela literatura.

Jorge Adolfo da Silva Cypriano é carioca e mora em Paraty desde 1983. Tem textos e poemas publicados no Jornal de Paraty e participou de várias antologias editadas no Rio de Janeiro pela Editora Clarear. Participou do Cabaré Literário na OFF FLIP 2005, realizado no Teatro Espaço, tendo sido um dos autores premiados. Um dos fundadores da APAE em Paraty, trabalha como técnico reabilitador e é pioneiro neste tipo de atendimento na cidade. Foi um dos participantes da FLEC – Festa Literária Escolar do CIEP, encontro entre escritores e estudantes realizado em Paraty em 2005.

Marcos Irine nasceu em Anápolis (GO) e vive em Paraty desde 2003. É cenógrafo e artista plástico. Em São Paulo trabalhou na Cenarium, especializando-se em cenografia para teatro e televisão e trabalhando com grandes nomes da dramaturgia brasileira. Colaborou na montagem cenográfica das peças “Além da linha d’água”, dirigida por Ivaldo Bertazo, e “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, dirigida por J. C. Cerrone e baseada na obra de José Saramago. Realizou em 2002 sua primeira exposição: “Urbana”, mostra de arte contemporânea em que mostrou também sua habilidade de poeta. Essa mostra lhe rendeu dois prêmios e duas obras suas integram o acervo cultural do estado de São Paulo, estando expostas no museu do Parlamento Paulista no Palácio 9 de Julho.


MAIS INFORMAÇÕES.:

Coordenação:
Camomila Comunicação
Tel: (24) 3371 198

E-mail: offflip2006@paraty.com
Site: http://www.offflip2006.paraty.com



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
 
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente