A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

19º Concurso de Contos Luiz Vilela

A Fundação Cultural de Ituiutaba (FCI) promoveu desde o início deste ano o 19.º Concurso de Contos Luiz Vilela, que homenageia o escritor tijucano Luiz Vilela. O objetivo do concurso é estimular a criação do conto e é aberto a todos os escritors brasileiros, sejam eles inéditos ou já publicados, iniciantes ou já consagrados, observando que o conto tem por obrigatoriedade ser inédito.

O Concurso de Contos Luiz Vilela é hoje, pelo valor de seu prêmio, pela qualidade de suas comissões julgadoras e pelo prestígio que confere aos seus ganhadores, o mais conhecido e disputado concurso de contos do Brasil.

Do total de 1.397 contos inscritos a maioria é de autores que residem no Brasil, sendo que um grande número também foi enviado do exterior. De acordo com a comissão organizadora todos os critérios foram obedecidos rigorosamente.

O autor do melhor conto receberá um prêmio indivisível de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Além do conto premiado, nove outros foram selecionados pela comissão, sem ordem de classificação, para, juntamente com o premiado, constituírem um livro que será publicado pela FCI, em 2010, em edição especial com distribuição gratuita.

Segundo Edson Angelo Muniz, escritor ituiutabano, membro da Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba (ALAMI), e presidente do Conselho Curador da FCI: “Esse concurso é uma grande peneira literária por onde passam escritores de todos os rincões do Brasil e até do exterior, e aqui se consagram, pois os vencedores do Concurso de Contos Luiz Vilela se projetam nacionalmente após seu conto ser escolhido pela comissão julgadora.”

De acordo com o presidente da FCI, Luís Carlos de Oliveira (Prof. Teco), este concurso tem o objetivo de revelar nomes não só no cenário da literatura brasileira, mas também a nível internacional. Ele enfatizou ainda que para julgar os contos foi formada, pela FCI, uma comissão escolhida entre pessoas de notória competência na matéria, sem nenhum vínculo com a Fundação Cultural de Ituiutaba, sendo que os membros desta comissão são de Brasília (DF) e São Paulo (SP). O professor Teco revelou também que para o próximo ano a premiação será maior, em comemoração à 20.ª edição do Concurso.

O prefeito de Ituiutaba, Públio Chaves, destacou a importância do concurso, ressaltando que todas as atividades culturais são válidas, porém, um dos eventos de maior destaque no município é o Concurso de Contos Luiz Vilela. "Em nosso município, idealizamos todos os meses inúmeras atividades culturais, mas, o Concurso de Contos Luiz Vilela, assim como a 'Semana Luiz Vilela', tem nos proporcionado alegria imensa. E também leva o nome de nossa cidade a um patamar cultural elevado", finalizou.

Devido à grande quantidade de contos inscritos este ano, e também por causa de um problema de saúde de um de seus membros, a comissão julgadora comunicou a esta fundação que precisava de mais cinco dias para enviar o resultado, prazo este concedido. Pedimos a compreensão de todos, e de modo especial a dos autores concorrentes, razão maior do sucesso deste concurso.

A Comissão Julgadora enviou à FCI o resultado do 19.° Concurso no dia 5 de dezembro. Devido a problemas técnicos no site da Fundação ele não foi publicado de imediato. Autorizamos, então, a sua publicação no site da ALAMI (www.alami.xpg.com.br).


CONTO GANHADOR:

Título: Meu nome é qualquer um
Autor: Gustavo Fechus Monteiro
Cidade-Estado: Pouso Alegre-MG


CONTOS SELECIONADOS:
(Obs.: os contos selecionados estão em ordem alfabética de autor)

Título: Psíquia
Autor: Antonio de Pádua Barreto Carvalho
Cidade-Estado: Belo Horizonte-MG

Título: Linha um
Autor: Eduardo da Cunha Junqueira
Cidade-Estado: Rio de Janeiro-RJ

Título: O jardim do anjo decapitado
Autor: Eni Allgayer
Cidade-Estado: Sapucaia do Sul-RS

Título: Não tem interruptor (corpus solus)
Autor: Fernando dos Santos Rocha Junior
Cidade-Estado: Rio de Janeiro-RJ

Título: Águas revoltas
Autor: Jocir Prandi
Cidade-Estado: Vacaria-RS

Título: Também as ondas
Autor: José Ribamar Ewerton Neto
Cidade-Estado: São Luís-MA

Título: No colo de Mazília
Autor: Luís André Nepomuceno
Cidade-Estado: Patos de Minas-MG

Título: Birosca
Autor: Ricardo Maggessi Viola
Cidade-Estado: Lambari-MG

Título: A entrega
Autor: Ronaldo Costa Fernandes
Cidade-Estado: Brasília-DF



Ituiutaba, 7 de dezembro de 2009
Luís Carlos de Oliveira
Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba


MAIS INFORMAÇÕES.:

» Resultado

Fundação Cultural de Ituiutaba
Tel: (34) 3261-3035
E-mail: fundacao@meganet.com.br
Site: http://www.fculturalitba.com.br



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente