A Garganta da Serpente
Encantadores de Serpentes concursos e prêmios literários
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Prêmio Lila Ripoll de Poesia - edição 2009

Na tarde da última sexta-feira (31), foram escolhidos os vencedores da 4ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Entre os 367 textos analisados foram escolhidos em 1º,2º e 3º lugares respectivamente "Nas dobras da cortina verde", de Caroline Milman, "Logopsia", de Clóvis da Rolt e "Rua dos fundos", de Haydée Schlichting Hostin Lima.

As 13 poesias incluindo 1º,2º,3º lugar juntamente com as 10 menções honrosas serão publicadas em livro, a ser publicado na próxima edição da Feira do Livro de Porto Alegre.

Confira os vencedores:
1.º lugar: "Nas dobras da cortina verde", de Caroline Milman
2.º lugar: "Logopsia", de Clóvis da Rolt
3.º lugar: "Rua dos fundos", de Haydée Schlichting Hostin Lima

Menções honrosas:
1.ª menção honrosa – "O velho das bandeiras", de João Pedro Seibel Wapler
2.ª menção honrosa – "Bordados", de Caroline Milman
3.ª menção honrosa – "Intratempo", de Francisco Mateus Conceição
4.ª menção honrosa – "Margem", de Francisco Mateus Conceição
5.ª menção honrosa – "Uva-do-Japão", de Camilo de Lélis Furlin
6.ª menção honrosa – "Homo-humano", de João Antônio Pereira
7.ª menção honrosa – "O pombo", de Adalberto Alves Monteiro
8.ª menção honrosa – "Capela Branca para Clementina", de Moacyr V. Junior
9.ª menção honrosa – "Após as flores", de Darci Jorge Martins da Cunha
10.ª menção honrosa – "Logopsia II", de Clóvis da Rolt

O Prêmio
O concurso de poesias foi instituído pela Resolução nº 2.910, de 5 de julho de 2004, e regulamentado pela Resolução de Mesa nº 640/2005.
Criado para assinalar o centenário de nascimento da escritora, em 2005, homenageando a poeta nascida em Quaraí em 12 de agosto de 1905, o Prêmio objetiva divulgar o trabalho de novos talentos literários. Iniciativa da então deputada estadual Jussara Cony, o Prêmio foi retomado nesta Legislatura pelo deputado Raul Carrion (PCdoB).

História
Lila Ripoll foi poeta, professora, jornalista e pianista. Gaúcha de Quaraí, nasceu em 12 de agosto de 1905. Colaborou no Correio do Povo, na Revista Universitária, em A Tribuna Gaúcha e editou a Revista Horizonte (1951). No Rio de Janeiro, junto com Graciliano Ramos e outros escritores, coeditou "Partidários da Paz" e colaborou com a revista A Leitura. A poesia de Lila vincula-se à segunda geração modernista e é marcada pelo engajamento político.
Candidata a deputada pelo Partido Comunista em 1950, foi vítima de reação que impediu sua eleição para a Assembléia Legislativa. Retornou para a militância sindical, escrevendo, lendo seus poemas e dirigindo o Departamento Cultural do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Atuou também no Centro dos Professores e no Grupo de Arte, fundado por ela para a promoção de espetáculos teatrais. Com o golpe de 1964, foi presa e mais tarde libertada por motivo de doença.
A poeta morreu em fevereiro de 1967, deixando em sua obra dois livros onde materializou seu protesto contra as desigualdades sociais: "Novos Poemas" (1951), com o qual conquistou o Prêmio "Pablo Neruda da Paz", e "Primeiro de Maio"(1954).

Premiação
No dia 12 de agosto ocorrerá a cerimônia de entrega das medalhas e diplomas aos selecionados. O evento será no Solar dos Câmara, às 20h, com atrações culturais e entrada franca. As 13 poesias serão publicadas em um livro, que deverá ser lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.

Comissão Julgadora
Integraram a Comissão Julgadora Jaime Vaz Brasil, escritor e médico psiquiatra, diretor técnico e docente do Instituto Fernando Pessoa, com diversos livros publicados e premiações, incluindo o Prêmio Açorianos de Literatura; Marilice Costi, mestre em Arquitetura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, escritora premiada em contos e poesias, membro da Academia Literária Feminina do RS; Ronald Augusto da Costa, professor e escritor, atuante em diversas áreas, como poeta, músico, literatura, letrista e ensaísta; Santa Inéze Domingues da Rocha Neiva Soares, membro do Instituto Cultural Português, com especialização e mestrado em Linguística Aplicada, autora de várias obras, incluindo prosa e poesia.


MAIS INFORMAÇÕES.:

» Resultado

Site: http://www.al.rs.gov.br



ATENÇÃO: as informações aqui divulgadas são de inteira responsabilidade dos organizadores dos concursos. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com os mesmos. A Garganta da Serpente apenas faz a divulgação.
legenda dos ícones:
  • novo concurso
  • prazo prorrogado
  • com taxa de inscrição
  • premiação em dinheiro
  • premiação em livros/publicação
 
lista
Seja avisado sempre que a seção dos Encantadores de Serpentes for atualizada

somente texto HTML



Siga nosso Twitter:
Copyright © 1999-2017 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com